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VERUS: Um projeto contra Fake News durante a Pandemia

Factoides e embustes (lê-se Hoax, em Inglês) são cada vez mais frequentes na internet. O que antes era filtrado e checado por um departamento editorial de um jornal impresso, hoje a informação simplesmente é perigosamente distorcida na tentativa de ganhar audiência para aproveitar uma determinada agenda noticiosa.

Em um contexto de pandemia, como é o caso do COVID-19, é comum a disseminação de conteúdo classificado como fake news. Por essa razão, surge o VERUS.

Com o objetivo de trazer meios de retenção através da verificação de fake news e melhorar a qualidade da informação compartilhada através das redes sociais, o projeto oferece bolsas de iniciação cientifica jovem com duração de um ano.

OPORTUNIDADES REAIS PARA INFORMAÇÕES VERDADEIRAS

Juliana Alves Pires Biscuola

Juliana Alves Pires Biscuola, docente na área de Ciências Biológicas e especialista em ensino de Ciências é professora do Instituto Alpha Lumen, responsável por 9 das 10 bolsas de estudo, sendo uma delas pelo CNPQ, explica que o fluxo de trabalho é horizontal e todos estão igualmente envolvidos no projeto, com ênfase em habilidades e gostos pessoais.

“Como temos mobilidade e nosso principal compromisso é com a informação, nos comprometemos a desmentir fakes e informar semanalmente. Se um grupo fica sobrecarregado, os outros o socorrem.”

O projeto VERUS já selecionou 10 aprendizes inscritos pelo IAL e pela UNIFESP, que foram aprovados com base em seus currículos lattes e desempenho escolar.

Divididos por equipes de pesquisa, roteiro, design e administração de redes, os bolsistas se baseiam nas observações de como funcionam os meios de comunicação e não em teorias propriamente ditas.

O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO COMEÇA COM AÇÕES IMEDIATAS

Maria Elizete Kunkel

Apesar de já existirem diversos projetos que trabalham em cima do mesmo tema quanto a checagem de notícias, ainda assim as fake news continuam causando impacto negativo. De acordo com a Dra. Maria Elizete Kunkel, docente em Engenharia Biomética pelo UNIFESP, de São José dos Campos e coordenadora do projeto, “o diferencial é ser um grupo de jovens estudantes, ainda no Ensino Fundamental, que pretendem partir da conscientização dentro da comunidade escolar e multiplicada por toda a sociedade. Além de ser uma ótima oportunidade para aliar a teoria à prática na questão da investigação jornalística e científica”.

O VERUS chega em um momento de sensibilidade em que através da percepção do quanto as fake news influenciam no comportamento da sociedade, a falta de informação de qualidade e comprovação científica pode levar as pessoas a tomar atitudes que prejudiquem a saúde.

Especialista em Jornalismo Científico, a Dra. Elizete que também coordena o Programa Social da Unifesp Mao3D de Protetização e Reabilitação de Amputado e o Projeto Higia de combate ao COVID-19, reforça a necessidade de multiplicar a cultura da verificação de informações antes de serem compartilhadas.

Em sintonia com os aprendizes que estão sempre estudando estratégias de engajamento e ganhando credibilidade através de informações claras e verdadeiras, as duas cientistas entendem que é preciso manter a proximidade com o público trazendo novos participantes e referências acadêmicas para as redes sociais que contribuam com informação e verificação acessível para todos.

Mais informações do projeto no Instagram em @projetoverus


FONTE: JORNALISMO COLABORATIVO